Quinta-feira, 25 de junho de 2026

Quinta-feira, 25 de junho de 2026

Voto do ministro Luiz Fux reforça o projeto de anistia, ao apontar “incompetência absoluta” e “cerceamento da defesa” pelo STF

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), fortaleceu a proposta de anistia ao afastar a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os outros sete réus pelo crime de organização criminosa. Fux considerou Bolsonaro inocente de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado.

Incompetência absoluta e cerceamento de defesa

Luiz Fux sustentou a tese da “incompetência absoluta” da Corte para julgar a ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus do chamado núcleo crucial da trama golpista. Na avaliação de Luiz Fux, os acusados não têm prerrogativa de foro — ou seja, não poderiam ser processados diretamente no Supremo. O ministro também defendeu que, mesmo que o STF tivesse competência, o caso deveria ser julgado pelo plenário, e não pela Primeira Turma, formada por cinco ministros.

Em outro momento, Luiz Fux acolheu o argumento das defesas de que houve restrição ao direito de defesa diante da dificuldade para acessar os documentos do processo:

“O devido processo legal vale para todos. Nesse ponto, eu grifo o que tem sido denominado de document dumping: a disposição tardia de um grande número de dados. Em razão da disponibilização tardia de um tsunami de dados, sem identificação com antecedência, acolho a preliminar de violação constitucional da ampla defesa e declaro cerceamento de defesa”, afirmou.

Zucco: “Esse julgamento precisa ser anulado imediatamente”

O líder da oposição na Câmara, deputado federal Luciano Zucco (PL) disse ontem à coluna que “o ministro Fux honrou a toga e deixou clara a perseguição escancarada contra Bolsonaro no STF. Isso não é justiça — é vingança política. Esse julgamento precisa ser anulado imediatamente”, afirmou.

Brasil vai apoiar legalização da cocaína?

Acredite, tem tudo para ser fake News, mas lamentavelmente é real: ao mesmo tempo em que o Departamento de Estado dos EUA intensifica as ações para o combate às grandes redes do narcotráfico na América Latina, ontem Gustavo Petro, ex-guerrilheiro das FARC e presidente da Colômbia, discursou em Manaus, junto com o presidente Lula, defendendo a legalização da cocaína, porque segundo ele, “mata menos que metanfetamina”. Petro ao lado de Lula atacou o governo Americano e pediu união da América Latina na pauta da cocaína.

Com inauguração da nova cadeia de Porto Alegre, governador encerra a fama do “pior presídio do país”

O governador Eduardo Leite (PSD) entregou ontem readequação da Cadeia Pública de Porto Alegre, nova denominação do antigo Presídio Central, reconhecido por muitos anos como o pior presídio do país. A obra teve investimentos de R$ 139 milhões e o projeto é considerado a maior entrega da história recente do sistema prisional do Estado. Desde 2019, o governo do Estado destinou mais de R$ 1,4 bilhão para o sistema prisional, afirmando o compromisso com a segurança pública e a valorização da infraestrutura carcerária. Ontem o governador comentou sobre a entrega da nova cadeia pública:

“O Presídio Central de POA era uma verdadeira tragédia. Eu prometi derrubar aquela vergonha e construir uma cadeia que dê chance para as pessoas se recuperarem e não um lugar perfeito pro crime organizado prosperar. E hoje eu e muitos cumprimos a promessa”, afirmou.

Podemos RS recebe visita de Juliana Brizola

Pré-candidata ao governo do Estado, Juliana Brizola (PDT) reuniu-se ontem com o presidente estadual do Podemos, Everton Braz, e membros da executiva estadual. Durante a visita, foram tratadas pautas relacionadas ao cenário político e às eleições de 2026 no Rio Grande do Sul.

Deputado critica criação da Fundação Caixa e alerta para desperdício de recursos públicos

O deputado Ronaldo Nogueira (Republicanos) disse ontem que votou contra o Projeto de Lei nº 1312/2025, que autoriza a Caixa Econômica Federal a criar a Fundação Caixa. Ronaldo afirma que a medida representa “mais uma estrutura pública para distribuir cargos e regalias às custas do erário”. Segundo o texto aprovado, a Caixa fará a doação do patrimônio inicial e poderá aportar recursos periódicos não reembolsáveis, vinculados ao lucro da instituição. Em caso de déficit, o banco ainda será responsável por cobrir as despesas da nova fundação.

A Fundação teria a finalidade de “reduzir desigualdades e promover o desenvolvimento sustentável”, o que Ronaldo Nogueira rebate afirmando que “já existem vário órgãos federais com essa atribuição”.

Município e governo federal alinham ações na área de habitação

O secretário de Habitação e Regularização Fundiária de Porto Alegre, André Machado, recebeu ontem Maneco Hassen, secretário-executivo da reconstrução, que coordena as ações do governo federal para os investimentos no Estado. O encontro, segundo relato de André Machado nas redes sociais, “serviu para alinharmos ações do programa Compra Assistida em Porto Alegre. Nosso foco é ampliar o atendimento e beneficiar ainda mais famílias”.

* Instagram: @flaviorrpereira

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Voto arrasador de Fux dá força a projeto de anistia
Brasília reforça segurança na Praça dos Três Poderes para reta final do julgamento de Bolsonaro
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Clássicos Do Rio Grande