Quinta-feira, 25 de junho de 2026

Quinta-feira, 25 de junho de 2026

Trump acusa Irã de “violação total” do cessar-fogo e diz que negociadores vão participar de novas conversas no Paquistão

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que negociadores americanos chegarão ao Paquistão nesta segunda-feira (20) para uma nova rodada de negociações com o Irã.

Em publicação na rede social Truth Social, o presidente acusou o governo iraniano de “violação total” do cessar-fogo e ameaçou realizar novos ataques caso não haja acordo.

“Estamos oferecendo um acordo muito justo e razoável. Espero que eles o aceitem porque, se não aceitarem, os Estados Unidos vão destruir todas as usinas de energia e todas as pontes do Irã”, escreveu.

Trump também declarou que representantes americanos estão a caminho de Islamabad para retomar conversas em busca de uma trégua no conflito no Oriente Médio.

As tensões voltaram a crescer na região do Estreito de Ormuz no sábado (18). O Irã havia anunciado, na sexta-feira (17), a reabertura da passagem para navios petroleiros após uma breve trégua.

No entanto, embarcações que tentaram cruzar a rota marítima relataram ataques no sábado. “O Irã decidiu disparar tiros ontem no Estreito de Ormuz — uma violação total do nosso acordo de cessar-fogo”, afirmou Trump em nova publicação neste domingo. “Isso não foi nada legal, foi?”, acrescentou.

Autoridades iranianas afirmaram que a ação foi uma resposta ao bloqueio imposto pelos Estados Unidos a portos do país, medida que Teerã também considera uma violação do cessar-fogo.

Os Estados Unidos iniciaram um bloqueio naval no Golfo de Omã e no Mar Arábico na última segunda-feira (13), como forma de retaliação.

Leia a íntegra da publicação 

“O Irã decidiu disparar tiros ontem no Estreito de Ormuz — uma violação total do nosso acordo de cessar-fogo! Muitos deles foram direcionados a um navio francês e a um cargueiro do Reino Unido. Isso não foi nada legal, foi?

Meus representantes estão indo a Islamabad, no Paquistão — eles chegarão lá amanhã à noite, para negociações.

O Irã anunciou recentemente que estava fechando o estreito, o que é estranho, porque nosso bloqueio já o fechou. Eles estão nos ajudando sem saber, e são eles que perdem com a passagem fechada: 500 milhões de dólares por dia.

Os Estados Unidos não perdem nada. Na verdade, muitos navios estão se dirigindo, neste momento, aos EUA — Texas, Louisiana e Alasca — para carregar, cortesia da IRGC, sempre querendo bancar ‘o durão’.

Estamos oferecendo um acordo muito justo e razoável, e espero que eles o aceitem porque, se não aceitarem, os Estados Unidos vão destruir todas as usinas de energia e todas as pontes do Irã. Chega de sr. cara legal.

Eles vão ceder rápido, vão ceder fácil e, se não aceitarem o acordo, será uma honra para mim fazer o que precisa ser feito — o que já deveria ter sido feito ao Irã por outros presidentes nos últimos 47 anos.

Está na hora de a máquina de matar do Irã acabar.

Presidente Donald J. Trump.”

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Unidades móveis de saúde levam atendimento a cinco comunidades nesta semana em Porto Alegre
Mesmo com alta no preço, Brasil tem 3º cigarro mais barato da América do Sul
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Músicas Do Sul