Domingo, 28 de junho de 2026

Domingo, 28 de junho de 2026

O que dizem os governos Lula e Trump sobre o delegado da Polícia Federal expulso dos Estados Unidos

O Gabinete de Assuntos do Hemisfério Ocidental do governo dos Estados Unidos divulgou, na noite de segunda-feira (20), uma mensagem na qual diz ter pedido que o delegado da PF (Polícia Federal) Marcelo Ivo de Carvalho deixe o país após ter feito o monitoramento que levou à prisão do ex-deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), condenado no Brasil por tentativa de golpe de Estado.

Após a repercussão do caso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que está analisando possíveis abusos dos EUA. A diplomacia brasileira estuda retaliação a policiais norte-americanos em serviço no Brasil.

Ex-diretor da Abin (Agência Brasileiro de Inteligência), Alexandre Ramagem foi preso pelo ICE (Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos EUA) após ser flagrado em uma infração de trânsito, com o visto de permanência vencido. Ramagem foi solto após dois dias de confinamento.

O órgão do governo norte-americano alega que Marcelo Ivo, que atua nos Estados Unidos desde 2023 como oficial de ligação com o ICE, interferiu no sistema imigratório do país e estendeu “perseguições políticas” ao território norte-americano.

“Nenhum estrangeiro pode manipular nosso sistema de imigração para contornar pedidos formais de extradição e estender perseguições políticas ao território dos Estados Unidos. Hoje, pedimos que o funcionário brasileiro envolvido deixe o nosso país por tentar fazer isso”, diz a mensagem, publicada na página do X do Gabinete de Assuntos do Hemisfério Ocidental do governo de Donald Trump, que foi traduzida e repercutida pela embaixada norte-americana no Brasil.

Posicionamento de Lula

Pouco antes de deixar Hannover, na Alemanha, onde cumpria agenda internacional, Lula afirmou nesta terça-feira (21) que o governo brasileiro estuda aplicar o princípio de “reciprocidade” quanto a agentes norte-americanos no Brasil.

“Se houve um abuso americano com relação ao nosso policial, nós vamos fazer a reciprocidade com os deles no Brasil. Não tem conversa”, afirmou.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Lula chama o conflito no Oriente Médio de “guerra da insensatez”
“Brasil tem lógica da reciprocidade”, diz Geraldo Alckmin sobre delegado expulso dos EUA
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programação Especial