Sexta-feira, 26 de junho de 2026

Sexta-feira, 26 de junho de 2026

Governador e vice do RS autorizam início das obras da nova sede do 31º Batalhão de Polícia Militar, em Guaíba

O governador Eduardo Leite, acompanhado do vice-governador Gabriel Souza, assinou, nessa sexta-feira (17), a ordem de início da construção da nova sede do 31º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Guaíba. O investimento total é de R$ 16,6 milhões e a fiscalização dos serviços ficará a cargo da Secretaria de Obras Públicas (SOP).

Leite destacou os avanços nos índices de segurança pública e reforçou que o cuidado com a população também passa pela oferta de locais seguros para a convivência comunitária. “O Rio Grande do Sul apresentou os melhores índices de segurança pública dos últimos anos, com reduções expressivas no número de crimes. Além do investimento em viaturas e equipamentos, seguimos aprimorando a infraestrutura de trabalho para os homens e mulheres que atuam diariamente na segurança do Estado”, ressaltou.

“Aqui em Guaíba, estas obras proporcionarão melhores condições e dignidade de trabalho aos profissionais dos municípios atendidos pelo batalhão. Além disso, o complexo contará com uma praça para a comunidade, pois entendemos que o papel da segurança pública não é apenas combater o crime, mas garantir a paz. Um espaço de convivência integrado ao batalhão certamente fortalecerá o entrosamento entre a segurança pública e a sociedade”, completou o governador.

O vice-governador Gabriel Souza salientou que o investimento reforça a estratégia do Estado de integrar segurança pública com qualidade urbana e presença do poder público nos territórios.

“Estamos qualificando a estrutura de trabalho da Brigada Militar e, ao mesmo tempo, aproximando ainda mais a segurança da comunidade. Esse modelo, que une um batalhão moderno a um espaço público de convivência, dialoga com o que acreditamos no RS Seguro, com presença, prevenção e cuidado com as pessoas”, destacou. “É uma entrega concreta, que melhora o dia a dia de quem vive na região e também de quem está na linha de frente protegendo a população”, acrescentou Gabriel.

Com 2,3 mil metros quadrados de área construída, o batalhão será composto por seis blocos: administrativo, alojamentos, academia, linha de tiro, auditório e quartelaria (local de armazenamento, guarda e distribuição de armamentos, munições, uniformes e equipamentos). No terreno, ainda está prevista a construção de uma praça com 9,7 mil metros quadrados, integrando o espaço à comunidade. A conclusão dos trabalhos está prevista para o segundo semestre de 2027.

O 31º BPM pertence ao Comando Regional de Polícia Militar Centro Sul, que abrange cinco municípios: Barra do Ribeiro, Eldorado do Sul, Guaíba, Mariana Pimentel e Sertão Santana. “A obra do 31º BPM, em Guaíba, é de fundamental importância para a população de Guaíba e dos municípios da região. Não somente reforça a atuação da Brigada Militar naquela localidade como também agiliza o atendimento das ocorrências”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Mário Ikeda.

“A SOP atua em setores tão distintos quanto educação, saúde e segurança pública. Em todos, nossos técnicos projetam espaços para aprimorar serviços e qualificar a vida da população. Em iniciativas como essas, que hoje autorizamos a construção, destacamos o fato de essas iniciativas articularem instituições e agentes de diferentes procedências para construirmos uma sociedade mais justa e pacificada”, afirmou a secretária de Obras Públicas, Izabel Matte.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Governador Eduardo Leite destaca o fortalecimento do Estado na formatura de novos capitães do Corpo de Bombeiros Militar
Dia do Exército tem programação no Parque da Redenção
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Clássicos Do Rio Grande