Sábado, 27 de junho de 2026

Sábado, 27 de junho de 2026

Desembargadora Maria de Lourdes assume a presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul

A desembargadora Maria de Lourdes Galvão Braccini de Gonzalez assumiu a presidência do TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul) para o biênio 2025/2026. Ela substituiu o desembargador Mario Crespo Brum.

Na ocasião, também tomou posse o desembargador Antônio Maria Rodrigues de Freitas Iserhard como vice-presidente e corregedor da instituição para o mesmo biênio. A solenidade ocorreu na sexta-feira (22), em Porto Alegre.

Em seu discurso, Maria de Lourdes afirmou que assume o cargo de presidente do TRE-RS “com profunda honra e senso de responsabilidade institucional”. Segundo ela, “os desafios dos tempos presentes exigem serenidade, preparo técnico, independência e solidez institucional”.

A magistrada elencou três objetivos a serem seguidos nas eleições deste ano: garantir a normalidade democrática, proteger a confiança pública no voto e enfrentar os novos riscos do processo eleitoral.

Sobre este último ponto, a nova presidente mencionou a inteligência artificial, ressaltando que ela não pode ser considerada “inimiga da democracia”.  “O risco está no uso fraudulento, abusivo, clandestino ou predatório”, declarou, reforçando a necessidade de combate à desinformação.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Semana Nacional da Conciliação Trabalhista inicia nesta segunda com 4,8 mil audiências agendadas no RS
China realiza lançamento de missão espacial tripulada
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa O Som Dos Gaúchos