Sábado, 27 de junho de 2026

Sábado, 27 de junho de 2026

Alexandre de Moraes é notificado por e-mail sobre ação da plataforma Rumble e da Trump Media contra decisões do ministro do Supremo

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes foi notificado judicialmente para responder a uma ação aberta contra ele, na Justiça dos Estados Unidos, pela plataforma Rumble e pela Trump Media & Technology Group, fundada pelo presidente norte-americano Donald Trump.

A informação foi confirmada nesta segunda-feira (25) pelo advogado Martin de Luca, que representa a plataforma e a empresa. Ele publicou na rede social X o documento enviado pela Justiça Federal dos EUA a Moraes.

“De acordo com uma ordem do Tribunal Federal dos EUA, Rumble e Trump Media notificaram o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes por e-mail”, escreveu o advogado.

Segundo o documento enviado a Moraes, ele tem 21 dias para responder à petição inicial apresentada em um tribunal da Flórida. Caso não responda, o ministro poderá responder ao processo à revelia.

A notificação por e-mail foi autorizada após a Justiça norte-americana tentar por meses realizar o procedimento por meio da Convenção de Haia, que trata da tramitação de documentos oficiais entre países.

A rede social Rumble e a Trump Media processaram Moraes nos EUA em 2025 após uma série de decisões do ministro determinando a derrubada de perfis ligados a apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que são investigados no Brasil por disseminar notícias falsas e proferir ataques contra o Supremo e outras instituições e autoridades brasileiras.

A companhia de Trump e a Rumble alegam que as ordens de Moraes violam a Primeira Emenda da Constituição dos EUA, que protege a liberdade de expressão.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Policial militar da reserva mata assaltante em Porto Alegre
Lula passa por procedimento de radioterapia no couro cabeludo
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa As Mais Pedidas